quarta-feira, 25 de julho de 2012

Ausente da festa, Marisa Monte é a maior vencedora no 1º Prêmio Contigo! MPB!

Jornal do Brasil
Heloisa Tolipan

Brasileiro gosta de festa. Festa com música boa, então, nem se fala. Esse foi o caso do 1º Prêmio Contigo! MPB Brasil de Música, realizado ontem (23), na casa de shows Miranda, no Rio de Janeiro. A premiação é uma parceria da rádio carioca MPB FM e da Revista Contigo!, com o objetivo de promover a nossa cultura e valorizar o trabalho dos artistas brasileiros, tanto dos experientes quanto dos novatos. 

O evento, apresentado pela atriz Leandra Leal, a Maria do Rosário em 'Cheias de Charme', e pelo cantor Léo Jaimepremiou em 11 categorias e homenageou o cantor recém-descoberto Filipe Catto. Todos os concorrentes e convidados estavam ali para celebrar a música brasileira e torcer uns pelos outros. Só se ouvia lamentos pela ausência de Marisa Monte, Gal Costa, Criolo e Zeca Pagodinho, que estavam envolvidos com seus compromissos profissionais, mas enviaram representantes para receber os seus prêmios
A primeira agraciada da noite foi a cantora Gal Costa e toda a equipe de produção do CD 'Recanto', que ganhou na categoria Melhor Álbumde  MPB. Kassin, produtor musical e um dos responsáveis pela concepção do disco ao lado de Caetano Veloso, foi até lá para receber o prêmio. "Meu nome é Gal!", disse ele ao subir ao palco, tentando imitar o tom de voz agudo da cantora, para fazer rir quem estava na plateia. 
Arlindo Cruz recebeu das mãos da cantora Teresa Cristina o prêmio de Melhor Álbum de Samba por 'Batuques e Romances'. Em seguida, Criolo ganhou mais um louro por seu aclamado 'Nó Na Orelha', na categoria Melhor Álbum Pop/Rock. O cantor não pôde estar lá, mas agradeceu em um vídeo: "Queria agradecer pelo prêmio, mas também por esse encontro, que tem tudo a ver com música". Zeca Pagodinho foi vencedor na categoria Melhor DVD, mas quem recebeu seu prêmio foi o cantor Seu Jorge
Na hora de anunciar o ganhador na categoria Melhor Álbum Independente, Maria Gadú fez uma brincadeira, levando todos às gargalhadas. "E o vencedor é... A Carminha!", disse a cantora, fazendo alusão à personagem de Adriana Esteves em 'Avenida Brasil'. "É que eu estou pensando na novela", completou, rindo, quando finalmente chamou ao palco, para receber o prêmio pelo álbum 'O Deus Que Devasta Mas Também Cura', o cantor Lucas Santanna, que foi ao evento acompanhado de sua namorada, a atriz Camila Pitanga
Um momento de contemplação durante o Prêmio aconteceu quando o homenageado da noite, Filipe Catto, adentrou o palco para cantar o seu maior sucesso: 'Adoração'. A voz de Filipe invadiu cada canto da casa de apresentações e foi impossível não se emocionar. "No palco é onde eu estou de corpo e alma", afirmou o cantor, antes da perfomance.
Deu vontade de chorar quando Kassin entregou o prêmio de Melhor Instrumentista ao baterista Wilson das Neves, pela participação no álbum 'Chico', de Chico Buarque. Wilson foi aplaudido de pé por todos os convidados enquanto discursava. "Vocês imaginam: eu, nessa altura da vida, com 58 anos de profissão, ganhar o primeiro prêmio da minha carreira por fazer o que eu mais gosto: tocar meu instrumento", declarou, emocionado.
Na categoria Top Digital, o grupo Paralamas do Sucesso levou a melhor, assim como Pitty e Martin, em Projetos Especiais. O prêmio de Melhor Cantora pelo júri foi para Marisa Monte, representada pelo músico Dadi. Já o público escolheu Ana Carolina nessa categoria. Ney Matogrosso venceu na categoria Melhor Cantor, de acordo com os jurados, mas, no voto popular, Lenine foi o campeão. 
Os fãs concederam a Marisa Monte o prêmio de Melhor Música por ainda 'Ainda Bem'. Nessa categoria, a mais importante da noite, Seu Jorge também se deu bem, já que o júri escolheu 'A Doida' como a Melhor Música do ano. Para fechar o espetáculo, Gaby Amarantossubiu ao palco e fez todo mundo se jogar ao som do seu tecnobrega. Não poderia ser melhor. Não poderia ser mais MPB.